quinta-feira, 29 de março de 2012

Sugestão de Leitura - Jornal "EnCantos de Ponte"

Estar de férias não é sinónimo de estar completamente desligado da escola e do estudo. Para além dos trabalhos de casa que levaram, deixo-vos uma sugestão de leitura: o jornal escolar "EnCantos de Ponte". Esta publicação é preparada e organizada no nosso Agrupamento. A "prata da casa" recolhe notícias e demais contributos dos alunos e professores deste Agrupamento e organiza-os neste jornal, dado a conhecer o que de melhor se faz nestas escolas.
O último número traz um artigo sobre a inauguração da nossa escola, o qual foi retirado do nosso blogue. Para além da tiragem em papel, ele encontra-se disponível online, no site do Agrupamento.
Fiquem com o link e boas leituras.

"EnCantos de Ponte"

quarta-feira, 28 de março de 2012

5000 visitas

Já ultrapassamos a marca dos 5000 acessos ao nosso blogue, num total de 3500, desde o início do presente ano letivo. É um sinal evidente de que quem nos visita, além de acompanhar os trabalhos realizados em contexto de sala de aula, reconhece que vale a pena voltar novamente. É mais um dos desafios que abraçamos este ano e que, progressivamente, tem sido reconhecido quer pela nossa comunidade educativa quer pela população em geral. Para além do registo nos BloguesEdu (no Portal das Escolas), de uma média de 500 visitas mensais e de mais de 90 posts, assumimos a utilização do mesmo, pelos alunos da turma como instrumento de divulgação dos seus trabalhos, de iniciativas de relevo e a estimulação ao seu espírito crítico através dos seus comentários ao que é publicado. Parabéns turma! 
Vamos ser ambiciosos e traçar objetivos (como vos costumo dizer, aprendo todos os dias e partilho isso convosco): dinamizar (ainda mais) a utilização deste blogue; promover e divulgar o blogue junto dos vossos pais e encarregados de educação; atingir as 8000 visitas até ao final do ano letivo. 
Impossível? Não. Nada que não se consiga com o nosso empenho e esforço diários.

Boas Férias!

Chegámos ao final de mais um período letivo! Trabalhámos arduamente durante 56 dias apenas com uma pausa para o carnaval. Todos vós sabeis e conheceis o desafio que irão enfrentar no próximo mês de maio. Para isso, iremos intensificar a vossa preparação para as Provas de Aferição. Motivação, dedicação, empenho, estudo, entreajuda e cumplicidade serão alguns dos ingredientes que farão do nosso trabalho, um sucesso. Aproveitem para descansar e retemperar forças, pois o vosso professor já está a preparar o arranque do próximo período letivo. 
Parabéns pelo vosso trabalho e boas férias! 
Prof. João David

terça-feira, 20 de março de 2012

"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore"

Hoje (dia 19), depois da aula de Atividade Física Desportiva com o professor Filipe, fomos para a biblioteca. O professor ligou o quadro interativo e apresentou-nos um filme de animação. A agitação da turma variou ao sabor da história retratada e, sem dúvida, que valeu a pena.
No final, o professor fez connosco a exploração oral do filme e, depois disso, voltámos a visualizá-lo, agora com outros olhos. Partilhamos convosco este filme que ganhou um Óscar na edição deste ano, para o melhor filme de animação, curta metragem.


No regresso à sala, elaborámos um texto coletivo sobre o que vimos e sentimos. 

"Este filme retrata a história de um jovem escritor numa aventura de uma vida. 
Depois de uma grande tempestade, as letras e as ilustrações dos livros foram varridas, deixando as páginas em branco. Da mesma forma, tudo em redor ficou sem cor, sem vida. 
É aqui que os livros entram. são eles que vão colorir a paisagem e a vida das pessoas. O senhor Lessmore foi escolhido pelos livros voadores para tomar conta de uma biblioteca antiga e mágica. Ele ganhou um novo rumo para a sua vida. Os livros deram-lhe a oportunidade de ajudar os outros, cuidar dos livros novos e velhos e de recuperar a sua inspiração para voltar a escrever. 
A música foi acompanhando a história, variando consoante os sentimentos transmitidos. Rápida, alegre e com ritmo para momentos felizes, calma e melancólica para acompanhar a tristeza. 
Ele escreveu um livro que retratava as suas memórias passadas com os livros. Esta tarefa levou-lhe uma vida inteira. ao concluí-lo o senhor Lessmore já tinha uma idade avançada. Aprendeu imenso, enriqueceu o seu ser, ajudou as pessoas, enfim, melhorou o mundo. 
Os livros voadores souberam reconhecer o seu trabalho, rejuvenescendo-o e levando-o para outras paragens. no seu lugar ficou uma menina que foi acompanhada pelo livro que ele escreveu e que também ganhou vida. 
Daqui retiramos a mensagem de que os livros são nossos amigos, uma companhia, que precisam dos nossos cuidados e afeto. São eles que nos acompanham ao longo da vida e, sem os quais, tudo fica sem cor."

Texto coletivo (IGR4B)

Higiene oral e corporal

Na passada terça-feira, dia 13 de março a nossa turma assistiu a uma palestra sobre "Higiene oral e corporal", orientada pelas enfermeiras Marta e Cristina, do Centro de Saúde das Taipas (UCC - Unidade de Cuidados da Comunidade Sol Invictus).
Após a introdução ao tema, foi-nos questionado sobre o que é a higiene. A partir daí a palestra orientou-se pela ordem normal do nosso banho diário, da cabeça para os pés.
Ficam aqui alguns apontamentos importantes:

- cabelo (lavar frequentemente e ter cuidado com os piolhos e lêndeas);
- cara e orelhas (uso da toalha em vez dos cotonetes e não colocar os dedos sujos nos ouvidos);
- nariz;
- olhos;
- mãos (os germes estão em todo o lado, logo temos de lavar muitas vezes as mãos);
- tronco (umbigo e axilas);
- pés (cortar as unhas a direito com uma tesoura);
- higiene dos genitais;
- mudança diária de roupa;
- higiene oral (periodicidade, cuidados com a escova e escolha da pasta);
- cuidados com a alimentação.

Foi uma sessão bastante esclarecedora e levamos para casa uma mensagem bastante rica e importante.
No final, fizemos vários grupos e jogámos ao loto da higiene. Valeu a pena!

Fica o nosso agradecimento às enfermeiras Marta e Cristina.

sábado, 10 de março de 2012

Balanço final da Semana da Leitura 2012

No final desta semana alucinante, a leitura e a escrita estiveram ao rubro e podemos fazer um balanço bastante positivo desta iniciativa. A biblioteca da nossa escola foi o palco escolhido para a apresentação de dramatizações, de canções, de recitação de poemas e de trabalhos em suporte digital. O empenho e, em especial, a cooperação estabelecida entre os alunos dos vários ciclos de ensino foram determinantes. Revelaram-se dotes e qualidades escondidas em alguns alunos e todos saímos a ganhar com as apresentações feitas pelas várias turmas. 
Continuamos a nossa "viagem dos afetos ao conhecimento" tripulados pelos nossos professores que são incansáveis. 
Deixamos também o agradecimento à professora Regina pela sua ginástica mental e física para conseguir estar presente em todas as escolas do agrupamento e coordenar as atividades que foram propostas. Também não nos podemos esquecer de agradecer as pipocas. 

sexta-feira, 9 de março de 2012

"A Ilha desconhecida" no CCVF

Hoje, os terceiros e quartos anos da nossa escola foram ao Centro Cultural Vila Flor para assistir a um teatro de marionetas intitulado "A ilha desconhecida". Este foi baseado na obra de José Saramago"O conto da ilha desconhecida" e apresentado pela Cie Allinéa. Foi mais uma das atividades que vieram enriquecer a nossa Semana da Leitura. 


"O Gigante-Cenoura" esteve na biblioteca da EB 2,3...

Na passada terça-feira, de tarde, estivemos  na Biblioteca da EB 2,3, conjuntamente com a turma da professora Manuela Sampaio (4ºA). O propósito da nossa visita à escola sede do Agrupamento prendeu-se com o facto de podermos partilhar trabalhos realizados pelas turmas do 1º Ciclo e de algumas turmas do 5ºano. 
Assim, a turma A apresentou uma recitação/dramatização do poema "Comboio descendente" de Fernando Pessoa e nós o conto do "Gigante-Cenoura."
As turmas do 5ºano presentes partilharam alguns poemas de Eugénio de Andrade e uma encenação da lenda do rato e do leão.

Sem dúvida, que continuamos a "Crescer e aprender nas asas da leitura e da escrita", tal como preconiza o nosso PCT.




Agradecemos a hospitalidade e a receção pela professora Teresa e pela nossa coordenadora das bibliotecas, a professora Regina.

Cooperação... na Semana da Leitura

A nossa turma aceitou um desafio lançado pela educadora Manuela Ribeiro de trabalhar em parceria com a sua turma. Depois de escolhido o conto do "Gigante-Cenoura" os trabalhos iniciaram-se em ambas as salas. Do lado de lá da Escola, os rapazes e raparigas de tenra idade davam largas à sua imaginação e criatividade na parte gráfica da história, a qual seria, posteriormente, digitalizada e animada pela sua educadora. Nós, depois de lermos o conto, elaborámos um resumo para o trabalho final a apresentar.
Tivemos, por assim dizer, duas reuniões de trabalho na biblioteca da escola, onde as duas turmas puderam fazer as respetivas "afinações" ao powerpoint.
O resultado final está à vista. Para além de uma história animada e recriada pelas turmas, um trabalho de cooperação e de articulação entre ciclos.

Já tivemos a oportunidade de apresentar este trabalho na biblioteca da EB2,3 (terça-feira de tarde) e na nossa escola, em dois momentos distintos (na quinta-feira).
Sem dúvida, que todos ficámos mais ricos.

Semana da Leitura 2012

No nosso Agrupamento foi lançada a iniciativa da Semana da Leitura 2012 seguindo o fio condutor da temática "Cooperação/Solidariedade". As atividades têm-se multiplicado ao longo desta semana, demonstrando a dedicação e o empenho de todos os docentes e alunos desta Escola. A nossa biblioteca foi o palco escolhido para todas as estrelas brilharem e mostrarem como é bom ler e crescer com a ajuda dos livros. A todos os nossos parabéns! 

Não tivemos uma cerimónia de abertura, mas partilhamos a que teve lugar na EB 2,3. 

quinta-feira, 1 de março de 2012

Programa CEC: março - mês do teatro e da dança

O programa da CEC está ao rubro e as possibilidades de assistir a peças interessantes também. Fiquem com o resumo do que podem ver no mês de março.

Esta semana marca o início do mês das artes performativas em Guimarães 2012. Até ao final de março, sete espetáculos de teatro e dança de artistas nacionais e internacionais sobem ao palco da Capital Europeia da Cultura – sendo que seis são criações exclusivas. No mês em que se assinala o Dia Mundial do Teatro, dia 27, Guimarães 2012 promove a interação entre artistas e comunidade. Pela cidade vão passar nomes emblemáticos do panorama nacional e internacional artístico, como a companhia itinerante Footsbarn, a coreógrafa espanhola Olga Mesa, o encenador argentino Lautaro Vilo ou a companhia portuguesa Artistas Unidos. Dias 2 e 3 de Março, às 22h00, a peça “A Morte de Danton” abre o mês das Artes Performativas no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

http://www.guimaraes2012.pt

Lançamento do livro "Guimarães vista do céu"

Fica aqui uma sugestão para quem gosta de ver a nossa cidade com "outros olhos". 


O livro GUIMARÃES VISTA DO CÉU é apresentado e lançado, publicamente, no próximo dia 2 de março, às 18h30, na Sociedade Martins Sarmento. Em edição bilingue, GUIMARÃES VISTA DO CÉU é uma viagem, entre história e paisagens, que oferece uma nova e surpreendente visão da cidade e do concelho de Guimarães.

http://www.guimaraes2012.pt/