domingo, 6 de dezembro de 2009

Os poetas do 3ºB

Os alunos do 3º B são uns verdadeiros poetas… Estudaram a poetisa Luísa Ducla Soares e depois fizeram um abecedário sem juízo, a partir dos seus próprios nomes! Parabéns!

A é o António que sofre do perónio.
C é a Cátia que come na pia da tia.
D é o Duarte que fugiu para o planeta Marte em cima do tomate.
E é a Elisabete que usa um babete.
F é a Fátima que caiu numa lima.
G é o Gonçalo que pica um cavalo.
H são o Hélder e a Helena que morderam uma hiena.
I é o Ivo que parece um morto vivo.
J são a Jerusa e o João que deram um murro na televisão.
L  são a Luana, o Lucas e o Luís que partiram o nariz ao juiz.
M é a Margarida que comeu uma cobra cozida.
N é o Nuno que vai numa nota até ao planeta Neptuno.
 R é o Rafael que tem orelhas de papel.
S é a Sandra que comeu uma salamandra.

Turma do 3ºB - Professora Aurora Alves

Desenvolvimento da Consciência Fonológica


Esta foi a segunda sessão tutorial e o tema abordado foi o desenvolvimento da consciência fonológica. A preparação desta sessão decorreu em simultâneo pelos dois professores do 2º ano.

A estratégia traçada para esta sessão foi semelhante mas o cenário escolhido foi diferente. A turma da professora Manuela ficou na sala de aula e a turma do professor João foi para a biblioteca, onde se encontra um dos quadros interactivos.

Os trabalhos iniciaram-se com a exploração do poema “Todos trabalham”, de Maria Isabel Mendonça Soares. Para além desta abordagem ao texto foram também trabalhados os conceitos de poema, rima, verso e quadra. Seguiram-se alguns exercícios para a identificação de determinadas profissões, dado ser este o tema base do texto em questão.

Seguiu-se a realização de uma ficha, onde os alunos tinham de identificar o número de elementos de cada frase ditada e pintar os rectângulos correspondentes numa ficha preparada para o efeito. Esta identificação associa-se a um batimento do pé no chão por cada elemento da frase.

Depois deste processo assimilado pelos alunos, foram apresentadas imagens relativas a várias profissões, a partir das quais teriam de escrever frases da sua autoria, com cinco elementos e registá-las noutra ficha. Com um grupo de várias frases elaboradas, os alunos tiveram de proceder à expansão das mesmas.

Estas frases foram registadas, em suporte informático, no Word do PC Magalhães.

A turma da tarde utilizou no decorrer de toda a sessão, o quadro interactivo. Esta ferramenta permitiu a substituição do quadro e do giz, assim como, da utilização de cartazes. Os alunos puderam seguir todo o decorrer da aula, através do flipchart criado para esta sessão, realizar os seus apontamentos directamente na aplicação e interagir, com o mesmo, no registo das frases no quadro interactivo.

Uma aula que foi bastante participada por ambas as turmas e que valeu a pena preparar e realizar.

A professora Manuela Sampaio e o Professor João David

domingo, 25 de outubro de 2009

As TIC como ferramenta de apoio ao Ensino do Português

Esta foi a primeira sessão tutorial e as TIC a temática escolhida para a sua preparação. Para a realização desta sessão, os alunos deslocaram-se para a biblioteca da escola, onde dispomos de um quadro interactivo.



O professor começou por apresentar, no respectivo quadro, uma imagem alusiva ao Outono, seguindo-se a exploração oral da mesma. Os alunos foram lançando as suas observações e ideias sob a forma de frases, não sendo quase necessária a intervenção do professor para estimular e motivar os alunos para a tarefa.

Seguiu-se um trabalho de grupo, no qual deveriam registar numa folha específica as frases que elaboraram na exploração oral e outras que fossem surgindo fruto da sua imaginação. Foram sendo auxiliados nesta tarefa pelo professor João e pela professora Alzira, quer ao nível do vocabulário quer da construção frásica.

De seguida, utilizaram o Microsoft Word, no PC Magalhães, para registar as frases elaboradas por cada grupo. Enquanto desenvolviam esta tarefa, o professor aproveitou para apresentar algumas noções relativas à formatação de texto, próprias deste tipo de suporte.

“No Outono, as árvores ficam carecas.”
“O Rui está a olhar para as folhas que estão a voar.”
“No Outono, as castanhas caem abaixo do castanheiro.”
“As castanhas estão dentro dos ouriços.”
“A Celina tem um laço amarelo no cabelo.”

Esta foi a primeira aula. Esperamos que possam também experimentar nas vossas escolas.

Turma 2ºAno – Tarde
EB1/JI Igreja – Ponte
Prof. João David

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ponto de partida

Olá a todos!

Este é o ponto de partida para este blogue e para o trabalho que iremos desenvolver. Será o reflexo das actividades e projectos realizados na nossa escola. Contamos com a vossa participação activa, quer a comentar os trabalhos realizados quer a dar sugestões de melhoria.

Sejam bem-vindos!