terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Visita ao Centro histórico de Guimarães

No dia 22 de Fevereiro fomos fazer uma visita ao Centro histórico de Guimarães. A nossa turma (2ºano - tarde) foi com as turmas do 1º ano da tarde (prof.ª Ludovina) e do jardim-de-infância (educadora Manuela Laranja). 
Chegámos a Guimarães pelas 14h30m e fomos para o Museu Alberto Sampaio. Lá assistimos a duas peças de teatro: uma de marionetas sobre a vida de D. Afonso Henriques e outra de sombras sobre a Lenda da Oliveira. 
Foram duas apresentações bastante interessantes. 
Dirigimo-nos para a praça da Oliveira onde vimos a oliveira da lenda, o padrão, a igreja de Nossa Senhora da Oliveira e a estátua com duas caras. 
Seguimos para a praça de S. Tiago onde já houve uma capela do mesmo santo e onde agora restam umas pedras a marcar o local com uma pequena concha esculpida. 
Subimos a rua de Santa Maria e vimos o antigo Convento de Santa Clara, agora a Câmara Municipal. Do lado oposto está a Biblioteca Municipal Raúl Brandão. 
Antes de terminar a rua, vimos a casa onde nasceu o Arqueólogo Mário Cardoso. 
Mais acima chegámos ao pé da estátua de D. Afonso Henriques. Depois de uma foto em conjunto, vimos o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques e a Capela de S. Miguel. 
Já no final, reparámos na estátua da Condessa Mumadona e naquilo que resta da muralha da cidade. 
Regressámos à escola e ainda observámos o Palácio Vila Flor. 

Texto colectivo
Turma 2T (Prof. João David)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Projecto Limpar Portugal

Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.
Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com dezenas de milhares de voluntários registados.

Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.

Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!

Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.

No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.

“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"

texto retirado do site www.limparportugal.org

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Preparação da Visita ao Centro Histórico de Guimarães

No passado dia 2 de Fevereiro, a Coordenadora das Bibliotecas do nosso Agrupamento, apresentou a todas as turmas da Escola (Jardim e EB1) o projecto da visita de estudo ao Centro Histórico de Guimarães, agendada para o presente mês. 
Nesta apresentação, os alunos fizeram uma visita virtual a alguns dos pontos marcantes da história da cidade de Guimarães, ficando a conhecer um pouco mais sobre a sua história e os seus costumes. 
Desta forma, será muito mais enriquecedora a visita de estudo e os alunos estarão mais concentrados nas indicações da guia da mesma.
Se quiserem pesquisar um pouco mais, só têm que aceder ao seguinte endereço: 


Cliquem de seguida em VISITA VIRTUAL escolhendo, de seguida, VISITA AUDIOGUIADA. 

Boa visita!

No final desta apresentação, a prof.ª Regina apresentou a história "O Castelo de Guimarães" aos alunos. No final desta história que foi narrada com auxílio de meios audiovisuais, proporcionou-se um diálogo sobre a mesma e a sua ligação aos locais referidos na apresentação anterior.

Os trabalhos sobre esta história e a preparação da visita seguem-se nos próximos dias em contexto de sala de aula.