terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Visita ao Centro histórico de Guimarães

No dia 22 de Fevereiro fomos fazer uma visita ao Centro histórico de Guimarães. A nossa turma (2ºano - tarde) foi com as turmas do 1º ano da tarde (prof.ª Ludovina) e do jardim-de-infância (educadora Manuela Laranja). 
Chegámos a Guimarães pelas 14h30m e fomos para o Museu Alberto Sampaio. Lá assistimos a duas peças de teatro: uma de marionetas sobre a vida de D. Afonso Henriques e outra de sombras sobre a Lenda da Oliveira. 
Foram duas apresentações bastante interessantes. 
Dirigimo-nos para a praça da Oliveira onde vimos a oliveira da lenda, o padrão, a igreja de Nossa Senhora da Oliveira e a estátua com duas caras. 
Seguimos para a praça de S. Tiago onde já houve uma capela do mesmo santo e onde agora restam umas pedras a marcar o local com uma pequena concha esculpida. 
Subimos a rua de Santa Maria e vimos o antigo Convento de Santa Clara, agora a Câmara Municipal. Do lado oposto está a Biblioteca Municipal Raúl Brandão. 
Antes de terminar a rua, vimos a casa onde nasceu o Arqueólogo Mário Cardoso. 
Mais acima chegámos ao pé da estátua de D. Afonso Henriques. Depois de uma foto em conjunto, vimos o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques e a Capela de S. Miguel. 
Já no final, reparámos na estátua da Condessa Mumadona e naquilo que resta da muralha da cidade. 
Regressámos à escola e ainda observámos o Palácio Vila Flor. 

Texto colectivo
Turma 2T (Prof. João David)

Sem comentários:

Enviar um comentário