terça-feira, 20 de março de 2012

"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore"

Hoje (dia 19), depois da aula de Atividade Física Desportiva com o professor Filipe, fomos para a biblioteca. O professor ligou o quadro interativo e apresentou-nos um filme de animação. A agitação da turma variou ao sabor da história retratada e, sem dúvida, que valeu a pena.
No final, o professor fez connosco a exploração oral do filme e, depois disso, voltámos a visualizá-lo, agora com outros olhos. Partilhamos convosco este filme que ganhou um Óscar na edição deste ano, para o melhor filme de animação, curta metragem.


No regresso à sala, elaborámos um texto coletivo sobre o que vimos e sentimos. 

"Este filme retrata a história de um jovem escritor numa aventura de uma vida. 
Depois de uma grande tempestade, as letras e as ilustrações dos livros foram varridas, deixando as páginas em branco. Da mesma forma, tudo em redor ficou sem cor, sem vida. 
É aqui que os livros entram. são eles que vão colorir a paisagem e a vida das pessoas. O senhor Lessmore foi escolhido pelos livros voadores para tomar conta de uma biblioteca antiga e mágica. Ele ganhou um novo rumo para a sua vida. Os livros deram-lhe a oportunidade de ajudar os outros, cuidar dos livros novos e velhos e de recuperar a sua inspiração para voltar a escrever. 
A música foi acompanhando a história, variando consoante os sentimentos transmitidos. Rápida, alegre e com ritmo para momentos felizes, calma e melancólica para acompanhar a tristeza. 
Ele escreveu um livro que retratava as suas memórias passadas com os livros. Esta tarefa levou-lhe uma vida inteira. ao concluí-lo o senhor Lessmore já tinha uma idade avançada. Aprendeu imenso, enriqueceu o seu ser, ajudou as pessoas, enfim, melhorou o mundo. 
Os livros voadores souberam reconhecer o seu trabalho, rejuvenescendo-o e levando-o para outras paragens. no seu lugar ficou uma menina que foi acompanhada pelo livro que ele escreveu e que também ganhou vida. 
Daqui retiramos a mensagem de que os livros são nossos amigos, uma companhia, que precisam dos nossos cuidados e afeto. São eles que nos acompanham ao longo da vida e, sem os quais, tudo fica sem cor."

Texto coletivo (IGR4B)

1 comentário:

  1. Este filme é sem dúvida maravilhoso e fantástico ,também acho que recebeu o globo de ouro porque é muito engraçado e transmite-nos uma mensagem muito importante.


    Bruno Ribeiro 4B

    ResponderEliminar