sexta-feira, 23 de novembro de 2012

"Dar voz à Ciência"

Quando apresentei este tema aos meus alunos (na biblioteca), a primeira questão que me colocaram foi a mais óbvia: "O que é a ciência?" Sem dúvida que esta temática não faz parte, de uma forma tão explícita, do contexto diário de cada um deles. Se lhes dermos algumas pistas eles vão acabar por encontrar exemplos bem perto deles. Um deles lembrou-se dos desenhos animados do "Sid Ciência" e a partir dessa referência foram "chovendo" ideias bastante concretas sobre a importância deste conceito. Eis que chegamos, através de um curto e agitado diálogo, à simples e delicada questão: "A ciência é boa ou má?" 
As respostas foram variadas, mas chegou-se à conclusão de que temos muito a ganhar com os seus avanços no campo da medicina, mas que também ela pode ser usada para fazer mal às pessoas com as guerras. 
Este pequeno debate, sem preparação prévia, foi bastante produtivo e serviu de introdução a uma das atividades previstas no âmbito do "Dar voz à Ciência". 
Assistimos de seguida, a um curto filme animado sobre Alexander Graham Bell, ao qual foi atribuída a invenção do telefone até há bem pouco tempo. Depois da exploração oral desta animação, regressamos à sala onde os alunos fizeram uma pequena ficha sobre este inventor (Quem é quem?). Concluímos as tarefas deste dia, com a pintura de uma banda desenhada sobre a história de Bell. 

Como ainda não foram concluídas todas as atividades previstas, serão publicados brevemente mais alguns registos. 

2 comentários:

  1. Muito obrigada...por tudo o que tem feito pelos nossos filhos. Neste blog é visivel toda a dedicação que tem pelos alunos e pelos pais, de forma que achei que devia agradecer e elogiar tais atitudes. Obrigada.

    Fernanda Lobo

    ResponderEliminar
  2. O meu agradecimento. Tudo o que faço faz parte da minha profissão. Tento proporcionar as melhores experiências aos meus alunos e para isso dou o melhor de mim. Espero poder continuar a fazê-lo por muitos anos.

    Prof. João

    ResponderEliminar