quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Escrita cooperativa - "Os livros"

A escrita cooperativa permite a todos os alunos enriquecer as suas práticas, acima de tudo, a assimilação das várias fases do processo de escrita. Partimos da chuva de ideias sobre o tema pretendido, preenchemos o respetivo quadro semântico e, a partir daí, passámos à escrita do texto propriamente dita. No final, fizemos a revisão do texto e eis o produto final.

"Os livros podem-se encontrar nas estantes das bibliotecas e das livrarias.
Eles são feitos de papel e também se apresentam em formato digital. Assim podemos lê-los no nosso computador.
Nós conhecemos vários tipos de livros. Temos os livros de aventuras, poesia, contos, fábulas, B.D., ciências, teatro, artes, romances e histórias de encantar. Na nossa biblioteca pesquisamos muito os dicionários, nas enciclopédias e nos atlas.
Os livros têm uma capa, uma contracapa e uma lombada. Nas suas folhas encontramos de uma forma organizada, letras que formam palavras, que formam frases, que formam textos. Estes e4scondem mistérios e segredos que nos são revelados pelo narrador. Alguns têm muitas imagens que mostram as personagens em ação. Outros só têm textos em prosa.
Eles servem para estudar, aprender, pesquisar, para empréstimo e, sem dúvida, para ler. Podemos utilizar o marcador para não nos esquecermos da página onde estamos.
O livro é pensado e escrito pelo autor, as ilustrações são feitas pelo ilustrador, a organização é da responsabilidade do editor, o tipógrafo prepara as folhas e o encadernador junta-as todas. Depois o livreiro vende-os na livraria e o bibliotecário aconselha-nos, trata deles e permite a requisição domiciliária.
Os livros são nossos amigos e despertam-nos sentimentos de alegria, tristeza e amizade. "

Sem comentários:

Enviar um comentário