quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estudo do Meio: Foral de Guimarães

Na área de Estudo do Meio estamos a estudar a nossa história. Ao abordarmos os tipos de fontes (orais e documentais) o nosso manual apresentava o foral de Coimbra. Como somos de Guimarães e sabemos a importância que esta cidade teve no início da nação fomos procurar o seu foral. A nossa biblioteca tem alguns recursos bastante valiosos sobre esta temática e a internet também é uma ferramenta importante para a nossa pesquisa. 
Fiquem com uma amostra do que poderão encontrar ao procurarem informação sobre o Foral de Guimarães. 

"Uma carta de foral é um documento concedido por um rei ou por um senhorio a uma povoação onde se estabelecem as normas de relacionamento dos seus habitantes, entre si e com o senhor que lhes outorgou o documento. É concedido como uma carta de privilégio, concedendo aos moradores da terra que a recebe um estatuto privilegiado ou de excepção.
O Conde D. Henrique outorgou a Guimarães o seu primeiro foral (documento sem data, mas seguramente anterior ao foral de Constantim, de 1096). Trata-se de um importante documento, nomeadamente pelo carácter pioneiro das preocupações com o fomento das actividades comerciais presentes no seu texto. O foral henriquino de Guimarães foi confirmado por D. Afonso Henriques em 27 de Abril de 1128 e por D. Afonso II, na segunda metade do ano de 1217. O original deste documento encontra-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo."

Foral de Guimarães

Sem comentários:

Enviar um comentário