segunda-feira, 4 de março de 2013

"A Rosinha, o Mar e os Sonhos"

Tal como já tínhamos dito, as atividades que antecedem a Semana da Leitura já estão em andamento. Hoje, o nosso professor apresentou-nos uma obra intitulada "A Rosinha, o Mar e os Sonhos", de Rosário Alçada Araújo. Para isso, deslocamo-nos até à biblioteca e ouvimos esta história com recurso ao quadro interativo. O texto é bastante rico e foi escrito com bastante acuidade. Colocamos bastantes questões, nomeadamente ao nível do vocabulário utilizado.



Depois de viajarmos ao longo dos cinco capítulos desta história, regressamos à nossa sala e realizamos uma nova tarefa - uma ficha de leitura sobre o 1º Capítulo desta obra. Isto porque é da nossa responsabilidade preparar a apresentação deste trecho da história para partilhar com  as outras turmas, na Semana da Leitura. 

   

Somos do 1º ano mas vamos começando a explorar os conceitos básicos associados à exploração de uma obra, tais como as informações presentes na capa do livro, como o título, o seu autor e ilustrador e a editora. Também ao nível do seu conteúdo, como a identificação das personagens. 


Seguiu-se a observação das cores que compõem a capa e de colorir a mesma. 


O preenchimento de lacunas foi o desafio seguinte que o nosso professor nos colocou. Teríamos de ler as frases associadas a este trecho da obra e completá-lo com as palavras disponíveis na tabela ao lado. Aqui já se podia ver que a maioria sempre este atenta à exploração da história. 


Na última parte do trabalho desta ficha e deste dia, teríamos de escrever duas frases para cada uma das ilustrações sugeridas. Assim, depois de alguma azáfama, foram estas as nossas sugestões: 

1. "A Rosinha passava o dia a ver o mar. O mar não parava."
2. "A chave tocou o pé da menina Rosinha. Ela podia abrir um tesouro."
3. "O avô João ama o mar. Ele é amigo da Rosinha."
4. "A Rosinha remou e navegou no mar. Ela viajou com a chave na mão."

Fica assim, o registo da primeira de várias atividades que vamos fazer no âmbito da Semana da Leitura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário