domingo, 14 de abril de 2013

Semana da Leitura - Dia 1

Eis que chega o primeiro dia da nossa Semana da Leitura! 
As primeiras apresentações de hoje estiveram a cargo da sala 1 do JI, da nossa turma (1ºB) e da turma do 4ºA. 
As crianças da sala 1, orientadas pela educadora Manuela Ribeiro, apresentaram a sua versão da obra "A onda". Os alunos fizeram as ilustrações e contaram com a ajuda dos seus pais e encarregados de educação, para a elaboração do texto. O Ricardo foi o escolhido para ler a redação feita enquanto as imagens se iam sucedendo. Seguiu-se ainda a apresentação de alguns provérbios sobre o mar, acompanhados da leitura pelas crianças e pelas suas ilustrações. 
Seguiu-se a nossa oportunidade de apresentarmos o trabalho que desenvolvemos em contexto de sala de aula. A plateia, sempre respeitadora do trabalho das outras turmas, assistiu com curiosidade, à apresentação do 1º capítulo da história "A Rosinha, o mar e os sonhos". O nosso professor preparou um pequeno vídeo que serviu, ao mesmo tempo, de introdução, de som ambiente e de cenário para a nossa dramatização. Nós fomos acompanhando a narração da história com uma sequência de movimentos que ajudavam à compreensão deste trecho do livro. Foi muito proveitoso e deixamos no ar algum suspense para o 2º capítulo da história. 
O 4ºA tomou as rédeas das apresentações com a sua versão da história "A onda". Um texto que foi ganhando corpo, na sala de aula, com o trabalho e participação de todos os alunos. 
Prosseguiu com a apresentação de uma das lendas do mar, com a participação de um grupo de 4 alunos. 
Foi um início de tarde que deixou em aberto uma semana onde vamos certamente "ler o mar" e descobrir miríades de segredos que nele se encerram.

Até amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário